Marketing e
Fidelização de Clientes

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Site atualizado em       21 / 09 / 2018.

 

Invista com publicidade na imagem de sua Marca.
A empresa investe na gestão do marketing muitos recursos para manter uma imagem empresarial, uma imagem da marca, uma confiança. São publicidades muito bem feitas e mídias muito bem escolhidas para que possa convencer o público alvo que a empresa é responsável, que o produto é de boa qualidade e diversas outras técnicas para perpetuar a empresa como líder de mercado e auferir o lucro resultante.

Escrevi o artigo a seguir para que o leitor possa refletir como que a tomada de decisão ao aplicar recursos que venham a proteger a marca e a imagem de uma instituição podem ajudar a empresa a manter seu trabalho, manter os seus ganhos e progredir sem que pequenos erros possam representar grandes perdas para a gestão do marketing da empresa.

 

A Segurança, a Vida, o Lazer, e as Novas Tecnologias. Por Adm. Aloisio Pombo, MSc.

Artigo para comemorar o 9 de setembro - Dia do Administrador

Este artigo é para comemorar o Dia do Administrador que ocorre a cada dia 9 de setembro. Um dia de festa, vamos escolher algum lazer para lembrar o dia, usar uma nova tecnologia ou fazer algo de novo. Escolhi esse tema depois que debati com um especialista em segurança no trabalho como as técnicas atuais de SQMS podem prevenir nas empresas os graves problemas decorrentes de pequenos erros, esquecimentos ou omissões. Como evitar que ao se divertir ou ir ao trabalho não vire um pesadelo.

Ele demonstrou que acidentes e incidentes podem acontecer, porém sempre que os riscos são diagnosticados e prevenidos, estas possibilidades tendem muito a perder força. Veio na minha mente a entrevista do gerente de segurança daquele parque em São Paulo dizendo que as equipes estavam treinadas para não colocar uma pessoa para se divertir naquela cadeira que estava com defeito e que todos os funcionários do parque sabiam que deveriam respeitar essa regra. Mas naquele dia um funcionário não se lembrou e o acidente ocorreu. A principal questão é que há muito tempo o brinquedo já tinha sido identificado como “com defeito” e que poderia causar um acidente. A solução que é recomendada nas normas ISO da qualidade total, nas normas NRs do MTE, e nas empresas que seguem a prevenção de acidentes é parar o brinquedo logo que o defeito seja detectado e mandar para o conserto.

Muitas vezes, a diferença entre a vida e a morte depende de atitudes e cuidados muito pequenos e estes cuidados não podem ter preço. Contratar treinamentos e equipamentos de primeiros socorros é uma obrigação da empresa nos locais e nos prazos determinados por lei, então não é uma despesa qualquer e que possa ser adiada. É um gasto obrigatório que tem que fazer parte do custo do produto ou serviço. A decisão deve ser de cumprir a lei.

Depois dos anos 90 quando a TQM – Gestão da Qualidade Total foi implantada no Brasil os acidentes nas empresas gigantes e de grande porte tiveram uma significativa redução, mas as de micro, pequeno e médio porte ainda enfrentam a ocorrência de pequenos e grandes acidentes no trabalho. Os casos recentes marcantes foram: em uma creche quando duas crianças foram encontradas dentro de uma piscina e resgatadas e o caso da semana passada numa faculdade em São Paulo que as pessoas não conseguiram aplicar os aparelhos comprados para reanimar e realizar pequenos socorros até a chagada do médico. Até a mídia nos confunde por que não dá para colocar a culpa no socorro que demorou a chegar.

Como os fatos foram relatados pela mídia faltou segurança. Não existe explicação que justifique o fato. Todo lugar onde existe público, aglomeração, não importa se num cinema, teatro, piscina, jogo em ginásio esportivo, estádios, colégio, aeroporto, etc., tem por dever e obrigação de estar preparado adequadamente para fazer frente a situações de emergência.

Se você parar para pensar, e tirar um único dia para observar as situações de risco que as pessoas estão expostas ou expõem os outros, em qualquer lugar vai ficar assombrado com a falta da cultura da segurança.

Caro administrador, a gestão da saúde e segurança no trabalho é de nossa inteira responsabilidade e costuma fazer parte na atividade de RH, nos itens: recomendar a compra de equipamentos de EPI, a compra de equipamentos de primeiros socorros e ressuscitadores, compra de equipamentos de salvamentos, contratar empresas especializadas em treinar pessoas nas normas NRs regulatórias do MTE e escalar e distribuir esse pessoal treinado para o trabalho nos horários em que a empresa estiver funcionando. Enquanto que cabe aos engenheiros e médicos em seus setores aplicar as NRs segundo a lei durante o exercício do trabalho dos funcionários em seu setor.

Na graduação em administração a disciplina Adm. da Prod. Operações e Logística contempla o estudo da gestão da saúde e segurança no trabalho, mas os colégios públicos e privados deveria ser obrigatório uma cadeira de segurança no lar, na escola, nos transportes etc., a exemplo do que acontece em inúmeros países.

A velocidade do crescimento da tecnologia é muito grande, encanta muitas pessoas e surgem de uma hora para outra. Mas alguma delas afeta a segurança enquanto que a formação de uma cultura segurança no país só se consegue em pelo menos duas décadas. Como conviver com tamanho débito. Isso eu chamo de qualidade de vida devida. Não é possível continuarmos vivendo e vendo uma parcela significativa da população perder a saúde e se tornar inválida.

Colega Administrador. Só os casos graves chegam à mídia, mas se observarmos as estatísticas nacionais e mundiais de acidentes, você não dorme. Salve pelo menos as vidas que estão sob a sua responsabilidade. Estude mais sobre o tema SQMS – Segurança. Qualidade. Meio Ambiente. Saúde no Trabalho. Escreva um artigo. E faça a sua parte.

Prof. Adm. Aloisio Pombo. MSc. CRA-RJ – 14811 
    Contrate uma palestra no seu CRA.

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Pombo Mova Consultoria e Treinamento em Gestão Estratégica.

 

Os Empreendedores da Inovação e a Gestão Empresarial.

Artigo por Adm. Aloisio Pombo, MSc. 19/08/13

 

Esse artigo é para apresentar e discutir as duas grandes dificuldades que os empreendedores se confrontam, uma é se dedicar a uma inovação e transformar uma idéia (um problema) em produto ou serviço e a outra é empreender para que a criatura dê lucro e pague o ROI. Aproveito também para fazer uma homenagem às comemorações do dia 9 de setembro que é o dia do administrador.

Como sabemos, as inovações poderão ser tecnológicas de produto, de processo ou de serviços, mas em especial vou escrever sobre a que mais é comentada nas mídias a inovação tecnológica de novos produtos. É essa a que mais atraem empresas para as Incubadoras nas Universidades em todo o Brasil devido a algumas exigências de edital para atender a vontade do governo em incentivar através do CNPQ e FINEP um projeto inovador.

Quero ressaltar desde início que sou favorável a todas tentativas de inovar e de incentivar a inovação nos três aspectos: aquisição, gestão e apropriação do valor criado. Por isso, peço que os administradores fiquem atentos para essa oportunidade de participar oferecendo seus serviços a esses centros de extensão universitária. As incubadoras pertencem a várias faculdades de todas as especializações desde as de engenharia, informática, biologia, química, até outras com formação específica. Então quem apresenta um projeto para incubar a empresa ou é ex-aluno ou tem um projeto ligado à especialidade do centro acadêmico. Geralmente, esses empreendedores nem sempre são de áreas com formação em administração ou em humanas.

A concepção, análise e execução de um projeto requerem conhecimentos das melhores práticas de gestão além de exigir que ele seja um profissional habilitado para analisar crivos de finanças, marketing, pesquisa de satisfação, gestão de RH, direito comercial, estratégia empresarial, etc., que são atributos do administrador. Mais complicado ainda é o gerente da empresa que tenha o projeto incubado necessitar obter ROI – Retorno sobre o investimento. Terá que calcular em que escala irá produzir a inovação, quais os mercados que poderão consumir nas quantidades econômicas projetadas, além de outros conhecimentos.

Lemos nas mídias quantas inovações boas e bem boladas não pagaram seus projetos e foram engavetadas. Quero esclarecer também que se o inovador não aproveitar o lead time, outros rivais criam outra inovação ao entorno e se apropriam do valor que o inovador criou, mas que não teve velocidade para chegar ao mercado. É triste, mas é verdade. O produto é bom, mas por falta de financiamento o inovador fica com o projeto pronto e vai oferecer no mercado. Daí à cópia é um pulo. Não basta o inovador encontrar um grupo de lead users. O produto tem que ser vendido numa escala econômica para vários mercados e pessoas para que o ROI apareça, ou a preços prêmio para poucos interessados. É complicado, mas é essa a nossa experiência como administrador.

Por isso, ofereço esse artigo como presente de aniversário da nossa profissão aos nossos colegas que queiram participar e contribuir para esse maravilhoso processo de inovar. Lembro que a inovação ocorre por que uma pessoa ou empresa tem uma necessidade (um problema) de que algo seja feito para que ocorra alguma melhora ou uma solução para custos, produção, operações ou logística. Em todos os setores de atividade industrial, comercial ou de serviços, governos, ONGs e nas universidades sempre irá ocorrer alguém terá uma nova necessidade para solucionar algum problema.

Então, registre as palavras chave da inovação: problema, dificuldade, necessidade, solução, projetar, empreender, marketing. Os inovadores geralmente são sonhadores, algumas pessoas no passado os chamavam de professor pardal. E não basta saber construir uma nova máquina ou produto e depois procurar quem o financie. Na frente da inovação e logo atrás da descoberta está o administrador.

Lembro que, lendo o caso “Thomas Edson”, foi ele na sua empresa quem iniciou o processo de empreender a comercialização de inovação da construção de uma lâmpada econômica, isto é, a lâmpada já existia, mas não era comercial. Ele e seus pesquisadores de laboratório foram quem tornaram a inovação da lâmpada comercial viável e rentável. Sua empresa criou um sistema que era composto por uma unidade de geração de energia, passou os fios pelas já existentes tubulações de gás, e colocou bocais com lâmpadas nos locais onde já existiam as lamparinas nos postes e iluminou cidades inteiras cobrando um valor dito “justo” na época pela maravilha de seu invento.

Esse é o segredo. Criar uma inovação e construir um sistema para se apropriar do valor criado.

 

O Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc. é consultor em gestão estratégica empresarial. Ministra aulas em MBA e Pós Graduação. (21) 97390 8365

 

Pombo Mova Consultoria e Treinamento em Gestão Estratégica.

 

POMBO MOVA.

 

O Marketing. O estudo das técnicas de MKT Básico.

Artigo por Aloisio Pombo.

        Marketing não é apenas propaganda e publicidade, apesar dessas duas atividades serem críticas, elas representam apenas uma das pernas onde se apoia o marketing de comunicações que contempla também as promoções, relações públicas e assessoria de imprensa. O MKT também não é só comunicações, ele também cuida do produto, da praça e do preço que é a técnica que pode levar a empresa ao lucro. Todas essas técnicas fazem parte do processo de construção de uma imagem. Elas mostram o valor que uma empresa tem, as vantagens de um produto ou serviço, etc. Ajudam ao gestor lucrar com o MKT, embora outros objetivos também sejam críticos como crescer, sobreviver ou obter prestígio.

Recomendo aprender a utilizar todas as ferramentas do MKT para não confundir e assim fazer uma gestão profissional da atividade e suas técnicas. A gestão do MKT deve seguir a definição do MKT-Integrado que requer uma atuação com visão ampla em todos os seus setores, regras, técnicas e compatibilizar com a estratégia empresarial.

Desde que se começou a pronunciar a palavra marketing os jornais, revistas, agências de propaganda e publicidade, leigos, etc., relacionaram o marketing à anúncios. Tem sido uma confusão total. Parece-me que o pessoal de propaganda e publicidade conseguiram arrebatar a marca Marketing para uso em sua atividade, e deu certo. 

     O marketing de comunicações é um conjunto de: Publicidade, Promoção e Relações Públicas. E os outros 3 pês completam composto de MKT: o produto, o preço e a praça. Ainda fazem parte do marketing o setor de Distribuição, Vendas, Atendimento. Finalmente a pesquisa no MKT é tão importante quanto cada uma das quatro atividades por que auxilia o gestor na tomada de decisão de produzir mais ou menos, marcar um preço mais alto ou mais baixo, vender o produto no centro da cidade ou na zona norte, etc. Junto com as estatísticas e escores a pesquisa faz parte do SIM – sistema de informações de marketing.

Espero que esse artigo esclareça aos interessados para evitar que pessoas se mostrem decepcionados ao frequentar um curso de marketing na espera de aprender como se faz propaganda, já que existem cursos específicos para isso. No meio do curso, depois de tratarmos de uma longa matéria, é que eles se dão conta que estão no curso errado e não é nada daquilo que queriam aprender, queriam aprender como fazer uma boa propaganda e como escolher a mídia certa. Lembro que esse erro já ocorreu nos anos 60 quando empresas contratavam excelentes peças publicitárias e encontravam as mídias certas, mas não sabiam que precisavam produzir na quantidade certa. Os clientes ficam decepcionados quando vão as compras e não encontram o produto nas prateleiras. Sobra uma resposta boba. Vendemos tudo. O estoque acabou.

 Caros leitores, conto com vocês para consertar o conceito e definição que continua sendo muito mal disseminado pela mídia e assim poderemos evitar as incompreensões. Quando se ouve ou se lê que uma empresa está fazendo investimentos em marketing, geralmente os artigos se referem ao MKT de comunicações. Corrija, fale o certo, ensine o certo.

Isto posto, vamos ao texto dessa página com todos os ingredientes do marketing. Vá no livro original de Kotler, até onde estão os conceitos e definições e se certifique do que se trata. Caso ocorra mais alguma dúvida, escreva um e-mail. Se algum jornal ou revista publicar artigos que digam o contrário, como geralmente lemos, escreva para o redator do artigo e ou gerente de redação e remeta uma cópia deste documento.

     Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.

 

POMBO MOVA CONSULTORIA EM GESTÃO ESTRATÉGICA.

 

Site do prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.

 

O Marketing. O estudo das técnicas de MKT Básico.

Artigo por Aloisio Pombo.

Marketing não é apenas propaganda e publicidade, apesar dessas duas atividades serem críticas, elas representam apenas uma das pernas onde se apoia o marketing de comunicações que contempla também as promoções, relações públicas e assessoria de imprensa. O MKT também não é só comunicações, ele também cuida do produto, da praça e do preço que é a técnica que pode levar a empresa ao lucro. Todas essas técnicas fazem parte do processo de construção de uma imagem. Elas mostram o valor que uma empresa tem, as vantagens de um produto ou serviço, etc. Ajudam ao gestor lucrar com o MKT, embora outros objetivos também sejam críticos como crescer, sobreviver ou obter prestígio.

Recomendo aprender a utilizar todas as ferramentas do MKT para não confundir e assim fazer uma gestão profissional da atividade e suas técnicas. A gestão do MKT deve seguir a definição do MKT-Integrado que requer uma atuação com visão ampla em todos os seus setores, regras, técnicas e compatibilizar com a estratégia empresarial.

Desde que se começou a pronunciar a palavra marketing os jornais, revistas, agências de propaganda e publicidade, leigos, etc., relacionaram o marketing à anúncios. Tem sido uma confusão total. Parece-me que o pessoal de propaganda e publicidade conseguiram arrebatar a marca Marketing para uso em sua atividade, e deu certo. 

     O marketing de comunicações é um conjunto de: Publicidade, Promoção e Relações Públicas. E os outros 3 pês completam composto de MKT: o produto, o preço e a praça. Ainda fazem parte do marketing o setor de Distribuição, Vendas, Atendimento. Finalmente a pesquisa no MKT é tão importante quanto cada uma das quatro atividades por que auxilia o gestor na tomada de decisão de produzir mais ou menos, marcar um preço mais alto ou mais baixo, vender o produto no centro da cidade ou na zona norte, etc. Junto com as estatísticas e escores a pesquisa faz parte do SIM – sistema de informações de marketing.

Espero que esse artigo esclareça aos interessados para evitar que pessoas se mostrem decepcionados ao frequentar um curso de marketing na espera de aprender como se faz propaganda, já que existem cursos específicos para isso. No meio do curso, depois de tratarmos de uma longa matéria, é que eles se dão conta que estão no curso errado e não é nada daquilo que queriam aprender, queriam aprender como fazer uma boa propaganda e como escolher a mídia certa. Lembro que esse erro já ocorreu nos anos 60 quando empresas contratavam excelentes peças publicitárias e encontravam as mídias certas, mas não sabiam que precisavam produzir na quantidade certa. Os clientes ficam decepcionados quando vão as compras e não encontram o produto nas prateleiras. Sobra uma resposta boba. Vendemos tudo. O estoque acabou.

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     Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.  

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O livro também é profissionalizante e por isso é indicado para pessoas que buscam uma profissão em finanças.

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Caros visitantes, empresários e alunos, este site é promocional e por isso permite acesso gratuito a muitas informações. É importante para sua continuidade que vocês indiquem para seus colegas de trabalho que acessem as diversas páginas que divulgamos.

Graças a vocês vários clientes me contratam e é o incentivo para continuar a partilhar meus conhecimentos com vocês.  Um abraço.

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