Português
Rio de Janeiro   Brasil

Globalização e Desemprego

Contratação
Facebook / Aloisio Pombo

 

         Início da contagem em 05/05/1998
A MOVA atende no Rio de Janeiro - RJ. Escritório na Gávea para todos os estados do Brasil.
 Este site é parte da Página Principal  Atualizada em   05 / 06 / 2016.

A - O que é a globalização?

B - Globalização é uma coisa boa?

C - Então  não tem contra indicação?

D -  Provoca o desemprego?

E - No Brasil
  desempregou? 

F - Porque só agora se ouve falar em globalização?

G - Os juros e o desemprego

H -  desemprego e a melhoria da produtividade

I - Perguntas de visitantes e minhas respostas

Recursos Humanos

Emprego

Desemprego

CRISE financeira mundial 2008 / 2011

Para ler outros artigos, faça  PAGE DOWN


Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc se candidata a Professor para MBA e Pós Graduação. Disciplinas: Administração da Produção, Operações e Logística; Marketing I, II e II, Marketing Industrial, Marketing de Varejo. Estratégia Empresarial. Planejamento Estratégico. Inovação e Competitividade. Introdução à Economia Macro e Micro. Gerência de Projetos Concepção, Análise e Execução. Economia Brasileira Contemporânea. Gestão Financeira para gestor não financeiro. Organização, Sistemas e Métodos. Empreendedorismo.
Esta é uma página de acesso gratuito de responsabilidade técnica do MSc. Aloisio Pombo CRA-RJ 1481

POMBO / MOVA Consultoria em Gestão Estratégica Empresarial

Conceitos e Definições – O que é Globalização

     Nosso modo de compreender a globalização nos indica que não se trata de um novo modismo dos gurus e espertinhos dos seminários e palestras internacionais, apesar deles também estarem ganhando dinheiro com isso. No nosso entendimento, a globalização (a nova onda atual de globalização) já ocorreu e nós mortais não podemos fazer nada para impedir o seu avanço, mas sim tomar atitudes técnicas, jurídicas e criar uma legislação federal adequada para enfrentar as suas anomalias malignas e o Brasil se aproveitar do que há de bom nela. Quanto às empresas, cada uma no seu caso.

     A globalização veio para ficar, ou melhor, sempre existiu, mas era quase despercebida. Esse artigo não tem a intenção de justificar nada nem defender pessoas ou governos, mas sim levantar o debate, com o estudo do tema.

     Após os anos 70 no Brasil vários eventos ocorreram ao mesmo tempo e ou que se juntaram ou aceleraram a globalização internacional. Foram vários os fatores, tais como: O surgimento de novas tecnologias,  a melhoria da produtividade nas empresas, as desregulamentações, as desestatizações,  as mulheres procurando o mercado de trabalho e elas se empregando mais, abertura econômica dos países.

     Tudo começa a ficar mais claro quando nós olhamos a globalização do comercio mundial com produtos e empresas globais, na velocidade das notícias com a informação viajando a tempo real pela Internet e celulares, com a globalização financeira em que o dinheiro dá a volta ao mundo na velocidade da informação, da Internet, e ou da luz. Tudo isso ocorreu após os anos 70 quando iniciou-se o uso do PC, o uso das telecomunicações via satélite, os cabos de fibra óptica, os programas de software, e outras convergências de tecnologias que facilitaram a globalização e a fez ganhar uma turbinada. 

     A nova ordem estabelecida pelas telecomunicações, meios de transportes, as novas tecnologias proporcionam ao mundo uma maior velocidade dos negócios e comunicação entre os seres humanos. Vamos deixar aqui duas perguntas. Você conseguiria viver sem o seu PC? Sem o PC e a Internet a globalização teria chegado ao que é hoje? 

     Então vamos a uma afirmação: A informação a tempo real, além de amplo, geral e irrestrito uso da Internet, que nos é indispensável além boa e democrática, mudou tudo nos últimos anos. Mas toda essa facilidade causa muitos problemas oriundos da globalização negativa. Solução: Leis de proteção e a presença das instituições em defesa de seus direitos, tal como hoje possuímos o CADE.

 

     Quando a crise de 29 quebrou o mundo, as pessoas levaram muitos dias ou meses para detectar o início da crise, ter certeza de que algo sério ocorreu. E só quando os negócios começarem a piorar mesmo, é que os portadores de ações descobriram que poderiam perder dinheiro, ou ficar pobres, se não vendessem suas ações rapidamente. 

     Até mesmo para essas pessoas mais esclarecidas, foi de alguns dias para uns e semanas para outros. O telefone era o meio de comunicação mais rápido, mas demorava muito para se obter uma ligação local. A ligação internacional demorava horas, nas capitais e dias nas cidades do interior.

     Quando os países asiáticos começaram a dar sinais de quebra, em final de outubro de 1997, em algumas horas todo o mundo já sabia e alguns investidores venderam as suas ações em horas. Telefone celular, comunicação de bolsas de valores com clientes ligadas a cabo, TV a cabo, Internet, agencias de notícias, bancos e financeiras ligadas 24 horas por dia. O dinheiro dá a volta ao mundo em minutos.

     Nos negócios ocorre um fato semelhante. Uma empresa globalizada de hoje é a mesma multinacional de ontem só que turbinada. Ela já era uma empresa com o capital sem pátria, com interesses próprios, seja lá em que país fosse sua sede, e o que importava, ou o que ainda continua importando é: produzir a menores custos, conquistar mercados e proporcionar aos seus acionistas (sei lá de que país eles são) o melhor lucro e valorização de suas ações.

 

     Voltando aos acionistas acima, que acabei de citar,  não sabemos qual a origem do capital investido. De que país eles tem origem, Em sua maioria, esse capital provém de fundos de pensão, isto é, trabalhadores que têm fundo de pensão ou fundo de garantia -FGTS-, pequenos e fracos investidores que esperam em futuro se aposentar e receber renda por ter se precavido no presente poupando para o futuro, alguns mais ricos, e, na sua maioria, aposentados ou prestes a se aposentar. 

     Agora pergunto: Você gostaria de ver seu dinheiro virar pó em um fundo de pensão que não tira o dinheiro de um investimento no Brasil ou em outro país que começa a perder cotação no mercado? Quem manobra esses fundos são gestores contratados e pagos pelos acionistas dos fundos de pensão. E por aí vai. Tem muito mais.  

Prof. Adm. Aloisio Pombo, MSc.   -  CRA-RJ 1481

MOVA Consultoria em Gestão

 

Para ler outros artigos, faça  PAGE DOWN

Globalização e Desemprego - Expediente
Esta página é parte da Página Principal de autoria do Prof. Aloisio Pombo de que usa as técnicas de promoção e marketing pessoal
 para atrair visitantes, se divulgar e também esclarecer técnicas da Administração. Aqui, oferece a sua opinião sobre o importante
tema atual 
MOVA - Uma empresa de Consultoria Empresaria em Marketing, Organização, Vendas e Administração estratégica.
Editor responsável – Ms. Prof. Aloisio Pombo Adm. UFRJ - CRA-RJ 1481-1

 

  MOVA

 

Estou disponibilizando aqui todos os demais sites que constam
da
Página Principal  e que os visitantes podem escolher para navegar.

 Bom Atendimento    Globalização e Desemprego    Marketing e Fidelizar Clientes    
Técnicas de Venda e Negociação            Administração - O que é e onde encontrar    
Cobrança -Técnicas de cobrar e manter os clientes         Estratégia e o Balanço EscoreCard       
Cursos e Palestras     Feed-back e PDCA     RH   e  emprego     Inovação Tecnológica      
Entrevistas do Prof. Aloisio Pombo     Consultoria MOVA     Administração Estratégica     Custos
           MOVA Consultoria empresarial

A globalização é uma coisa boa para quem?  

Perguntas e Questões sobre a Globalização.
 

     Uma empresa globalizada que elege um país para investir, quer seja para ampliar sua fábrica, quer seja para se instalar pela primeira vez no país, ou então para montar um centro de distribuição regional para atender a todos países visinhos integrantes do bloco econômico, estará sendo uma boa coisa para quem?

Para os trabalhadores que conseguem emprego na nova fábrica.

Para os governos que recolhem mais impostos.

Para as pequenas empresas fornecedoras que receberão encomendas de uma empresa sólida.

Para a empresa globalizada que se instala no país.  

 

São questões que ofereço ao leitor para sua reflexão.

Ms. Aloisio Pombo

 

Artigo em evidência

 

       Globalização

 

Então é uma coisa muito boa e não tem contra indicação?

       Não. Uma multinacional globalizada é uma potência que impõe suas condições de preços, condições de prazos e produção, qualidade total, entregas com padrões rígidos, e muito mais.

Uma empresa globalizada pode ter seu centro de compras em Londres. Pode ter uma série de escritórios de compras em Nova York, Singapura, etc. Seu centro de produção pode ser no Rio de Janeiro ou Rondonópolis, os programas de software e centro de computação em Los Angeles, e os produtos finais são vendidos no mundo inteiro com a mesma marca.

Você compra um veículo Ford e pronto. Hoje importa que você tenha um tênis Nike americano, mas você não sabe onde ele foi fabricado.

Globalização é isto e muito mais. Chegou para ficar com este nome, mas a sua estrutura iniciou-se desde a fundação da companhia das índias. Veio depois à companhia das índias ocidentais, etc. Lembra-se?

Faça perguntas.

Ms. Aloisio Pombo

 

Continua a seguir - Page Down 

Atenção visitante!  Se você gostou do site, você e sua faculdade poderão contar com a presença do Prof. Aloisio Pombo em sua cidade bastando para isso que uma empresa ou a faculdade contrate os seus serviços para uma Palestra - Curso - Seminário nos temas:
Gerência de Vendas de Loja de Varejo - Marketing - Estratégias de Fidelização de Clientes - Gestão do Bom Atendimento aos Clientes - Telemarketing - Técnicas de Venda e Negociação - Administração de Pequenas e Médias Empresas - e outros temas.

Atenção ex-alunos dos cursos do Prof. Aloisio Pombo do SEBRAE / SENAI / SENAC / Ass. Comerciais de todo o Brasil. Façam contato conosco através do e faça uma consulta gratuita sobre o tema de sua preferência.

A nossa Missão
"A missão deste site é fazer a divulgação das técnicas de administração, para empresas, instituições públicas, de serviços, ONGs, e estudantes"

 

= Objetivos deste site =
" Utilizar as técnicas de marketing para fazer uma promoção dos serviços prestados pela consultoria MOVA e o Prof. Aloisio Pombo, divulgando-os através dos temas tratados neste trabalho na web, naquilo que seus cliente recebem 
nos seus serviços prestados no dia-a-dia."

Página Principal  

Artigo em evidência

 

       Globalização

   -    Aloisio Pombo.SBM Etiquetas. Escritório em Friburgo.

Treine Vender Livro de Aloisio Pombo para você aprender a atuar como vendedor.

A globalização provoca o desemprego?

Sim, se a opção da direção de uma multinacional optar por construí-la em outro país ou resolver mudar o centro de produção de seu estado para outro longe onde você mora.

Ela pode provocar desemprego se o produto que você fabrica não for competitivo. Aí quem pode perder o emprego é você, o dono da empresa e seus funcionários.

A competitividade e o livre mercado provoca sempre um grande desemprego. Leia sobre o tema no site específico em minha home page.

Sim, porque geralmente as empresas globalizadas adotam a opção de produzir com aplicação de capital intensivo, ao invés de utilizar a mão de obra intensiva, daí ela produz em maior quantidade e os produtores locais têm dificuldades em competir.

 

Artigo em evidência

 

       Globalização

 

Para ler outros artigos, faça  PAGE DOWN

Publicidade

POMBO - MOVA

Faça um curso em sua empresa, com o prof. Aloisio Pombo sobre 
"como cobrar e manter os clientes".

 

Página Principal  

MOVA

 

Livro Cobrança Simples por Aloisio Pombo agora em PDF.

Trata-se de uma obra destinada aos gerentes de Finanças e as pessoas que queiram aprender sobre a concessão de crédito, a cobrança e os controles da inadimplência nas empresas.

O livro também é profissionalizante e por isso é indicado para pessoas que buscam um profissão em finanças.

Adquira seu exemplar  ComprarAgora  

 

Página Principal  

Artigo em evidência

 

       Globalização

FIM

Área de estudos e projetos do site na web.

FIM

FIM

FIM

FIM

FIM

POMBO MOVA